Close

Segue-nos:

12 Abril, 2019

Eucaristia Pascal da Comunidade Escolar ’19

Mais uma vez a Comunidade Educativa foi convidada a participar ativamente nesta atividade, tão cara e importante para a nossa disciplina, e uma referência não só para o Agrupamento mas também para toda a comunidade local.
E a alegria, o empenho, a participação ativa e o sentido de pertença foram os sentimentos e os valores mais manifestados ao longo da mesma.

Durante várias semanas selecionou-se o tema (na sequência da proposta do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, o tema foi: «Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra»), escolheram-se os textos e os cânticos, prepararam-se folhas de acordes, pautas para todos os instrumentos, cartazes, convites, outros materiais, divulgação nas redes sociais e no site da disciplina, ensaios com todos os alunos inscritos em EMRC, um vídeo alusivo ao tema (pelos alunos do 11.º B),…

Chegado o dia 5 de abril, pelas 10:30h, a igreja matriz de Mondim de Basto encheu-se novamente, com alunos e docentes que, de forma livre, decidiram participar, com entidades civis e religiosas, organizações e associações, antigos alunos e membros da comunidade local.
Foi uma enorme festa, antecipando a festa da Páscoa, com Maria, a Senhora do Sim.

Rezámos, cantámos, refletimos, partilhamos sentimentos, envolvendo todos os presentes num clima de respeito mas ao mesmo tempo de descontração, de alegria e de pertença.

Desta forma atingimos plenamente os objetivos desta ativiade, central para a disciplina.

O nosso agradecimento a todos os que contribuíram mais diretamente na preparação da mesma e a todos os que estiveram presentes e participaram, engrandecendo a nossa Eucaristia Pascal da Comunidade Escolar: membros da Direção, docentes e não docentes, alunos de todo o agrupamento, antigos alunos, Presidente da Câmara Municipal, Presidente da Assembleia Municipal, Presidente da Junta de Freguesia, Presidente da Associação de Pais e restantes membros, Presidente da Associação de Estudantes, Irmãs do Sagrado Coração de Maria, pais e restantes membros da comunidade local.
Um agradecimento especial ao pároco, Pe. José Carlos Fernandes, aos acólitos, leitores; aos professores Rosa da Silva, Helena Afonso, Artur Miguel, Rosa Cunha, Luís Almeida, às prof.as de Francês e Inglês; aos professores da Escola de Música: Isabel, Hélder, João e Natália; aos Grupos Juvenis Ars e S. Pedro de Atei; aos alunos do Curso de Multimédia, ao Marco Mota e Henrique Martins (antigos alunos).

Aos alunos finalistas de EMRC: parabéns pela vossa coragem em testemunhardes, com a vossa vida e exemplo, Jesus Cristo e os seus valores morais. Guardamos-vos no nosso coração!

Vídeos e as fotos da atividade.