Close

Segue-nos:

Critérios de Avaliação

Os Critérios de avaliação que apresentamos têm como base o Programa de EMRC em vigor.

Contudo procuram estar adaptados à realidade concreta da nossa comunidade, das nossas turmas e às necessidades dos nossos alunos, respeitando os Critérios Gerais do Agrupamento.

Modalidades de Avaliação

As modalidades da avaliação conduzem-nos à perceção de que a avaliação não se esgota na classificação que atribuímos aos alunos no final de cada período. São três:

  • A avaliação diagnóstica é a que se realiza no início de cada ano de escolaridade. Ela pretende saber em que ponto estão os alunos no processo das aprendizagens e conhecer a experiência humana de cada aluno. O objetivo é adequar as estratégias usadas ao longo do ano e em cada unidade temática à realidade concreta de cada aluno e de cada turma.
  • A avaliação formativa assume um carácter contínuo e sistemático. O professor vai realizando esta avaliação para verificar se os alunos estão a acompanhar o processo ensino/aprendizagem. Esta avaliação visa a regulação do ensino (alteração, adaptação de estratégias, etc…) e da aprendizagem (maior empenho do aluno, maior atenção, etc…).
  • A avaliação sumativa realiza-se no final de cada período letivo. Utiliza a informação recolhida no âmbito da avaliação formativa e produz um juízo globalizante sobre o conjunto das aprendizagens que os alunos realizaram, tendo como ponto de partida a avaliação de diagnóstico.

Domínios/Dimensões, Instrumentos e Descritores

Voltar