Close

Segue-nos:

28 Março, 2017

Capela de São Sebastião

Apresentação

Esta construção possui uma planta longitudinal de corpo único retangular; massa simples com cobertura em telhado de duas águas; fachadas em alvenaria de granito, de aparelho em fiadas regulares, percorridas por cornija saliente, com pilastras nos cunhais sobrepujados por pináculos piramidais e cruz sobre acrotério, no remate das empenas; fachada principal orientada a oeste, terminada em empena de friso e cornija, com portal de verga reta ladeado, no terço inferior, por dois pequenos óculos, circulares. Fachadas laterais rasgadas por fresta, tendo o voltado a N. porta de vão retangular; interior com espaço único, rebocado e caiado, pavimento de granito e teto de madeira; do lado do Evangelho possui uma pia de água benta; a zona do supedâneo com as paredes forradas a madeira possui uma mesa de altar a meio.

O santo padroeiro que dá nome a este capela é São Sebastião e a festividade em honra a este santo comemora-se a 20 de Janeiro.

Estilo Arquitetónico:

Barroco

Ano de Construção:

A capela foi restaurada no Sec. XXI, não se sabendo ao certo o ano de construção.

Localidade:

Mondim de Basto

Identificação do Lugar:

A capela localiza-se na freguesia de Mondim de Basto mais propriamente no Lugar de São Sebastião. Com a seguinte morada: Mondim de Basto, Lugar de São Sebastião.

Coordenadas:

X: 41.40559

Y: -7.954914

View post on imgur.com

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+